Secadores de Adsorção
Determinadas aplicações de ar comprimido necessitam de um grau de umidade muito baixo que não é possível atingir através dos sistemas de secagem por refrigeração. Neste caso deveremos utilizar o secador que opera pelo princípio da adsorção.
O princípio de funcionamento do secador de ar por adsorção da Ar Brasil Compressores é a secagem simples, robusta e flexível. É realizada pela operação contínua de duas torres dessecantes. O ar comprimido é seco através de uma torre, enquanto a outra torre dessecante está sendo regenerada. A regeneração é realizada utilizando o mesmo fluxo de ar comprimido seco e retirado da saída do secador para assegurar o ponto de orvalho com melhor desempenho.
Os secadores de ar por adsorção Ar Brasil possuem várias opções de controle. Sua configuração usada é um controlador micro processado, podendo também ser fornecido com PLC com tela touch screen da Siemens, ABB, etc.
Baixo custo de funcionamento, baixa queda de pressão, ponto de orvalho constante, fácil de instalar e realizar manutenções e painel de controle micro processado são apenas algumas das características dos secadores de ar por adsorção Ar Brasil.
Os secadores de ar por adsorção são ideias para temperatura ambiente alta (50ºC).
Para economia de energia, os secadores de ar por adsorção Ar Brasil possuem DPCS, um sistema de controle de ponto de orvalho opcional para economia de energia na condição de flutuação de carga, podendo prolongar o tempo de adsorção, ajustando os tempos de ciclo conforme a necessidade e reduzindo assim o consumo global de energia em até 75%.